Tipos de discos no Hyper-V


Fala galera, 100%?!

Imagine a seguinte situação….seu gestor de área lhe pede de forma URGENTISSIMA uma informação, com detalhes técnicos e certeza total, sobre uma maquina virtual a ser inclusa em um projeto importante da empresa…como pré-requisito essa VM DEVE ter utilizar o tipo de disco que garanta o melhor desempenho possível!

E ai, você está preparado para responder essa pergunta sem pestanejar?

Só por garantia, fique aqui e de uma lida no artigo de hoje…certeza que, mesmo já conhecendo os tipos de discos no Hyper-V, a leitura será show de bola!

O processo de criar uma VM é tranquilo. Alguns cliques e tudo está funcionando. Mas, o grande lance da TI e principalmente da virtualização em si, é ter opções, ter flexibilidade para ajustar a solução de acordo com a demanda do ambiente (leia-se cliente, caso queira). Sendo assim, é super importante entender as várias opções de configuração possíveis. Hoje especificamente falaremos sobre algo “polêmico” e que gera algumas dúvidas: Qual disco usar na minha maquina virtual?!

Let’s rock!! \,,/

O primeiro passo é saber que existem 3 tipos de discos disponíveis para configuração no Hyper-V, são eles: Dynamic (dinâmico), Fixed (fixos), Differential (Diferencial). Vamos aos detalhes.

Disco Dinâmico (Dynamic)

O grande beneficio desse carinha é “crescer” de acordo com o uso do sistema. Quando criamos um disco dinâmico ele começa super pequeno, 4MB pra ser mais exato, e vai crescendo a medida que dados vão sendo inseridos na VM (S.O Instalado, arquivos salvos….). Esse crescimento é limitado à quantidade de espaço que o administrador define no momento da criação do disco. A quem dica que esse tipo de disco não é tão performático quanto os fixos (falaremos em seguida) justamente pelo fato de “tomar posse” do espaço apenas no momento em que é requerido. Os autores Aidain Finn e Michael Luescher afirmam no livro “Windows Server 2012 R2 Hyper-V: Installation and Configuration Guide que alguns testes mostraram que a performance de escrita não é afetada em discos dinâmicos, mas a leitura, sim.

Hyper-V Dynamic Disk

Discos Fixos (fixed): Como o nome propõe esse aqui, após definição de tamanho, “tomará posse” de todo o espaço definido. Isso significa que nenhum outro dispositivo virtual poderá utilizar esse espaço. Por conta desse motivo tende a ser mais performático. Um ponto negativo nesse cara é de ocupar espaço que não fará uso de imediato. Diferente do Dinâmico, que cresce de acordo com a demanda, os discos fixo alocam o espaço com ou sem demanda. Recomendo o uso destes em Banco de Dados e aplicação que demanda maior desempenho em leitura.


Differential (Diferencial):

Esse aqui eu vejo pouco uso e é super interessante. Se você pretende subir uma VM de forma rápida e usando o mínimo de espaço possível, esse é uma bela escolha. Esse carinha aqui utiliza como base um disco Pai, que geralmente tem um S.O generalizado por sysprep, tudo que for diferente do S.O será salvo no disco Diferencial (disco filho). Essa opção é muito interessante para maquinas de teste de software. Um detalhe importante, este tipo de disco é que possui menor desempenho de todas as opções. Use com total moderação e consciência. A imagem abaixo vai deixar um pouco mais claro.


Tendo essa base, agora já pode escolher a melhor opção para a sua VM!

E ai, curtiu?! Espero que tenha agregado conhecimento a você…se acertei, compartilhe esse post e ajude alguns amigos a conhecerem mais sobre Hyper-V.

Grande abraço!

Faça o primeiro comentário a "Tipos de discos no Hyper-V"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.