SharePoint Online como Servidor de Arquivos

SharePoint Online como Servidor de Arquivos

Introdução

Faaaala galera, 100%?!

De todos os serviços que utilizamos localmente acredito que o Servidor de Arquivos seja um dos mais famosos. Ele é o cara responsável por garantir que seus arquivos estejam centralizados e seguros, com permissionamento e um belo backup (assim dizem as boas práticas). Todo ambiente, do menor ao gigante, carece de um serviço desse tipo.

Com a popularização dos serviços em Nuvem e principalmente do ecossistema da Microsoft, o Microsoft 365, tem sido mais frequente a utilização do SharePoint em sua versão online. Eu confesso que alguns anos atrás esse cara (o SharePoint) era quase que desconhecido para mim. Alguns colegas brincam que é/era um serviço abstrato.

Em sua essência o Sharepoint veio como uma forma de centralizar informações dentro de um ambiente corporativo, a famosa intranet. Obviamente que essa é uma descrição superficial do serviço que tem um poder gigantesco mas, era assim que eu e muitas pessoas o viam. Dentro das várias possibilidades o SPO possui a opção de se utilizar as “Bibliotecas de Documentos” (Document Libraries) que permite a organização e compartilhamento de arquivos interno ou externamente. Por conta dessa possibilidade o Sharepoint Online ou SPO, para os mais íntimos, tem se popularizado com certa velocidade.

É claro que temos várias possibilidades em relação a serviço de arquivos em cloud, do simples Azure Blob a estruturas complexas dentro do Azure FileShare mas hoje focarei no SharePoint online como Servidor de arquivos por conta das várias dúvidas que recebo diariamente nos grupos que modero.

Let’s rock!!

7 motivos que comprovam que o Sharepoint Online pode ser utilizado como servidor de arquivos

Separei 7 perguntas que chegam com frequência nos vários grupos que modero;

1- Nathan, eu consigo criar compartilhamento mapeado na estação do usuário, igual tenho com meu servidor de arquivos? SIM, você consegue. A diferença aqui é que não teremos uma letra para o mapeamento, ele será exibido da mesma forma que o OneDrive e o invés de uma nuvem verá o icone que representa uma empresa. Veja que não temos grandes mudanças, além da ausência da letra no mapeamento. O ponto de atenção aqui é que, podem existir sistemas ou programas que exijam a bendita letra do mapeamento para funciona ou ler algo nesse diretório, logo, isso deve ser levado em conta no momento de decidir sobre a migração.

2- Nathan, a migração é muito complexa? Consigo levar TODOS os meus arquivos DO MESMO jeito que estão hoje no Servidor local? Um grande e belo DEPENDE. O depende surge por conta de algumas limitações que o sharepoint possui em relação a tamanho do caminho do arquivo, caracteres no nome do arquivo e tamanho do arquivo em si. Em 90% dos casos, é possível migrar tudo, mas, sempre existe a tia e/ou o tio que organiza tão bem organizado os arquivos que cria um caminho quilométrico e até o proprio Windows Server reclama. 

3- Nathan, permissões granulares e flexiveis, consigo ter algo similar o que tenho local? SIM, você consegue! É possível configurar os níveis de acesso baseado em usuário ou grupos, incluindo usuário/grupos que são sincronizados como ADConnect.

4- Nathan, eu gosto de usar o ABE (Acesso baseado em enumeração) para garantir um pouco mais de sigilo a estrutura do File Server, acho que não tem isso no SPO né? Consegue user sem problema, padawan! Por padrão o SPO só exibirá as pastas que o usuário tiver ao menos a permissão de leitura, o que se assemelha a função do ABE.

5- Nathan, e o espaço, será que é suficiente? Por padrão as licenças de M365 que incluem o Sharepoint Online começam com 1TB disponível além de alguns megas de bonus por user contratado. Obviamente é possível adicionar “add-ons” e expandir mais ainda a quantidade de espaço. No geral, temos um tamanho razoável disponível;

6- Nathan, e se alguém deletar algum arquivo que não deveria, eu consigo recuperar? Diferente do File Server local, quando um arquivo é deletado do SPO esse arquivo é direcionado para a lixeira. Se a intenção de quem deletou não for das melhores, provavelmente a criatura deletará o arquivo também da lixeira, mas não teremos problemas pois o SPO entrega um segundo estágio de lixeira disponível para os administradores. Além disso temos versionamento (tipo o Shadow Copy) que não te ajudará em relação a deleção mas é uma opção para modificações incorretas seguidas de um save.

7- E pra migrar, deve ser complexo, né!? Novamente um grande e belo DEPENDE. Existem ferramentas nativas que te apoiam nesse processo além de ferramentas de terceiros. De forma geral é um processo que se bem planejado acontece sem maiores dores de cabeça. Em caso de dúvidas ou fata de XP a melhor opção é contratar uma consultoria pra te apoiar.

E no final, da pra usar como FS ou não?

Depois de responder essas 7 dúvidas mais frequentes, consigo afirmar que SIM, o SharePoint Online como Servidor de Arquivos é viável! Embora tenho visto com mais frequência em ambientes SMB (empresas de pequeno e médio porte) penso que bem estruturado e com os devidos treinamentos para admins e user é totamente possíve entregar esse cara para ambientes maiores!

Espero que tenha te ajudo! Comente ai se vale uma continuação mostrando na prática cada ponto que respondi ali!

Grande abraço \,,/

6 comentários a "SharePoint Online como Servidor de Arquivos"

  1. Ótimo artigo! Dúvidas totalmente esclarecidas.
    Nice \,,/

  2. Roberto Luís Carboneri | 20 Abril, 2021 às 12:12 am | Responder

    Parabéns Nathan! Excelente considerações.

  3. Olá Nathan, meu nome é Marcio gostaria de fazer uma pergunta sobre o sharepoint que eu nao achei no site… Temos uma empresa que faz a guarda de nossos arquivos fisicos… com essa pandemia fez mudar o pensamento de minha diretoria .. Existe algum prazo para o arquivo ficar no sharepoint tipo um arquivo inativo ?? como temos arquivos de folha que temos um prazo de guarda de até 30 anos ou mais… Obrigado Abraços. MJ

  4. Nathan, no item 6 sobre recuperação, existe a posibilidade de criação de rotina de backups no armazenamento do Azure para garantir que mesmo arquivos apagados anos atrás possam ser recuperados? Hoje a recuperação do Sharepoint é limitada.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.