O Hardening no seu ambiente operacional e o Profissional de TI

Faala galera, 100%?!

Hoje teremos um artigo de um amigo especialista em segurança da informação. O texto ficou muito bom e por isso pedi licença a ele para postar aqui no site.

O Bruno Bustamante já atua na área de Segurança da Informação à algum tempo e tem contribuído constantemente com a comunidade técnica.

Vamos ao artigo! Espero que gostem.

Há um bom tempo trabalhando em grandes projetos de TI voltados para Segurança da informação comecei a observar algumas situações bem interessantes nas empresas. Investimentos consideráveis em soluções “mágicas” para tentar proteger o seu ambiente, mitigar situações mas esquecem de fazer o dever de casa.

Além dos profissionais de TI extremamente viciados em uma rotina de trabalho maçante e até mesmo totalmente desmotivada, seja pela falta de reconhecimento ou a obrigação de entregar projetos para “ontem”, uma questão chamada hardening do ambiente operacional e hardening profissional.

Infelizmente no Brasil a cultura de prevenir um problema não existe de forma séria. O que observo são “bombeiros” em forma de profissionais de TI onde o principal objetivo é apagar incêndio, cumprir SLA e até mesmo justificar o seu emprego através de janelas emergenciais.

Profissionais de TI esquecem completamente que o hardening, seja do sistema operacional ou do appliance do fabricante A , B ou C são necessários e muito importantes para manter um ambiente operacional, confiável e estável.

Hardening não se trata apenas em “fortalecer” um ambiente, mas principalmente em preparar toda a estrutura para “sobreviver” a futuros problemas e até mesmo a ataques que hoje em dia fazem parte da rotina das empresas.

E vou mais além, o hardening deve começar pelos profissionais de TI que compõem as empresas, muitos preguiçosos aguardando um problema ocorrer para começar a reclamar de tudo e de todos. Aliás um ponto importante, observo muita competição, pouca produção e cooperação entre as próprias equipes, então concluímos que l, se não existe “boa vontade” pelo menos entres os profissionais imagina a preocupação no hardening do ambiente operacional?

Enfim, para concluir gostaria de deixar um recado bem simples e objetivo, faça hardening em seu ambiente seja ele DEV, homologação ou até mesmo produção diariamente. Faça um hardening na sua equipe, pois muitas vezes o problema não é no seu servidor ou no seu ambiente, mas sim nos profissionais envolvidos pela sua administração.

E ai, curtiu?! Se inscreva no site para não perder nenhum novo post.

Abraço! \,,/

Faça o primeiro comentário a "O Hardening no seu ambiente operacional e o Profissional de TI"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.