Fala galera!!! 100%?!
O novo S.O para servidores da Microsoft acabou de sair do forno. Dentre toda as novidades a inclusão de um tal de “Nano Server” vem mexendo com a cabeça de muitos administradores de rede. Minha ideia com esse artigo é ajuda-lo a conhecer e entender de forma simples e direta como esse carinha funciona e por que ele surgiu.
Let’s rock!
A primeira informação que julgo ser interessante frisar é que o Nano Server NÃO é uma nova versão do Server Core, OK!?
Essa nova opção de instalação veio com nada mais do que necessário para inicialização do servidor, isso significa que muitos serviços existentes na versão GUI (Com interface gráfica) e até mesmo na versão Core foram extintos no Nano. Após a instalação do server o administrador terá poucas telas para ajuste de endereçamento IP, regras de Firewall Simples e WinRM.
Nele é possível instalar o Hyper-V, Cluster, Storage, DNS e algumas outras roles, conforme a tabela abaixo;
O Nano Server veio baseado em alguns feedbacks que a Microsoft obteve, como:
Por que é necessário tantos reboots?
Quando um reboot for necessário, o retorno dos serviços deve muito rápido
Um S.O que consuma menos recurso otimizaria o uso de Hardware para virtualização
O conceito de “Instale tudo em qualquer lugar” não é mais interessante (ter uma instalação com “n” recursos sendo que poucos serão de fato utilizados)
Tendo isso em mente, vejamos como o Nano Server atenderá quesito a quesito.
De forma geral, essa opção de instalação traz otimização muito interessantes, desde os pré-requisitos para instalação até a questão da segurança (a tão questionada segurança).
Segurança
Como comentado ali acima, essa edição do server tem apenas o necessário, por conta disso temos menos drivers, menos serviços e por consequência menor portas abertas. De uma olhada na imagem abaixo comparando as opções de instalação. Questão
Recursos
O consumo de recursos também caiu drasticamente. Se temos menos serviços rodando, logo, teremos menos consumo!
Instalação
Blz brow, agora me fala ai, como eu instalo isso, por que sua propagando esta boa e deu vontade de testar!
Well, well….para instalar esse carinha não basta apenas bootar um DVD ou USB e iniciar aquele velho processo conhecido. Aqui o lance é diferente, é necessário criar um VHD ou VHDX para depois realizar a instalação! Na ISO do Windows Server 2016 existe uma pastinha e nela encontraremos tudo que é necessário para criar a imagem do Nano Server. Meu próximo artigo será mostrando uma instalação, caso queira acompanhar, assine ai o site….coisa rápida! =D
O script base para instalação é o seguinte:
New-NanoServerImage -Edition Standard -DeploymentType Guest -MediaPath
Confesso que fiquei surpreso com o tamanho do VHD. Nos meus testes a imagem não passou de 600MB.
Gerenciamento
Depois da criação da imagem vem a parte legal, o gerenciamento! Lembra-se quando alguns especialistas disseram: “APRENDA POWERSHELL”? Pois é brow…a base do gerenciamento do Nano Server é via PowerShell. Adição, remoção de pacotes, atualizações e configurações, TUDO isso via PowerShell.
Obviamente, depois de ter criado a imagem do Nano com a role de DNS, você poderá gerencia-lo via console DNS de forma remota.
Minha Opinião
Do meu humilde ponto de vista, essa será o tipo de instalação padrão para ambientes de qualquer porte em pouco tempo. É uma tendência que veio para ficar. Ainda sinto falta de algumas possibilidades como pode instalar o Active Directory e o DHCP, por exemplo.
O fato de requerer menos hardware e prover funções que hoje são base para ambientes pequenos (Hyper-V e DNS, por exemplo) farão do Nano Server a opção padrão para vários administradores de rede. Claro que existe um complicador relacionado ao gerenciamento, por conta do PowerShell, mas que, do meu ponto de vista, será superado de forma rápida e natural.
Além disso, a velocidade com que se instala e, quando necessário se reinicia o server é incrível!
Da uma ligada no resumão entregue pela Microsoft.
E ai, curtiu?! Como prometi ali acima, farei um artigo especifico sobre a instalação e gerenciamento básico do Nano Server! Assine o blog e receba as atualizações por e-mail, para não perder nadinha!
Grande abraço \,,/
Faça o primeiro comentário a "Nano Server-Uma breve introdução"