Faaala galera, 100%?!
Você já deve ter baixado o Windows Server 2016, certo? E também já deve ter lido meu artigo que fala sobre uma grande novidade que veio com a nova versão do Server, né?! Bom, se ainda não fez, vou te dar uma força. Aqui você baixa o Server 2016 e aqui você lê o artigo que comentei! \o
Agora vamos a nosso breve papo de hoje. Como já comentei o Nano Server chegou como uma das grandes novidades do Windows Server 2016. Se já baixou a ISO e tentou instalar em uma VM deve estar se perguntando: Onde está a opção “Nano Server”.
Well, well…confesso que na primeira TP que o Nano estava presente fiz o mesmo. O lance é que, para instalar esse carinha, é necessário criar sua imagem primeiro, em VHD ou VHDX.
Para esse processo de criação de imagem, a principio, tínhamos apenas a opção via PowerShell (hardcore), mas a pouquíssimo tempo a Microsoft disponibilizou um ImageBuilder (palavra bonita para programa que gera imagem) que abstrai os códigos em PowerShell e permite a criação da imagens via GUI (interface gráfica).
Particularmente prefiro ainda utilizar os códigos, única e exclusivamente por questões de estudo!
Passarei aqui de forma simples e direta como você pode criar a tal imagem do Nano Server via PowerShell. Entendendo essa introdução com o PowerShell o restante ficará muito simples, principalmente a escolha das opções a quem decidir utilizar o ImageBuilder.
Ok, let’s rock! \,,/
Primeiro passo é entender que a imagem do Nano Server deve ser gerada já contendo as Roles que você deseja aplicar no ambiente. No artigo que você acessou (o que deixou o link ali no inicio do post), eu disponibilizei uma lista das opções que temos hoje. A segunda coisa que devemos ter em mente é que o Nano Server será gerenciado basicamente via PowerShell. Obviamente as funções que possuem uma console que permite gerenciamento remoto poderão ser utilizadas, como o DNS e Hyper-v.
Segue os passos:
1º Baixe a ISO do Windows Server 2016. Nela você encontrará uma pasta chamada NanoServer (lembre-se dela)
2º Monte essa ISO em seu computador. Para isso basta clicar com o botão direito sobre e selecionar “Montar”.
3º Hora de pular para o PowerShell.
Para iniciar o processo de criação da imagem é necessário importar o modulo do Nano Server. No PowerShell (execute como administrador) digite: Import-Module D:\NanoServer\NanoServerImageGenerator
Onde: D: é a unidade onde a ISO está montada.
Depois de importar o modulo já é possível utilizar os cmdlets específicos do Nano. Neste exemplo eu vou criar uma imagem contendo o Hyper-V e o DNS Server, meu servidor receberá IP via DHCP e terá o nome de NPINOTTINanoServer.
New-NanoServerImage -DeploymentType Guest `
-Edition Standard `
-MediaPath D: `
-BasePath .\Base `
-TargetPath C:\Nano\FirstStepsNano.vhdx `
-ComputerName NanoServer2 `
-Compute `
-Package Microsoft-NanoServer-DNS-Package
Onde:
Edition: Defini a edição do Windows
MediaPath: Define o local onde a ISO foi montada. É possível também utilizar a pasta onde a ISO foi descompactada
BasePath: Aqui é o local onde a pasta “Base” do Nano está localizada. Em todos os testes mantive ela na raiz, por isso o “.\”
TargetPath: Onde salvaremos a imagem gerada e qual extensão utilizaremos, VHD ou VHDX. No caso do script, ele vai gerar a imagem na pasta Nano dentro do C:
ComputerName: Autoexplicativo
Compute: Parâmetro para habilitar o Hyper-V
Package Microsoft-NanoServer-DNS-Package: Parâmetro para habilitar o serviço de DNS
Logo depois que apertar ENTER o scipt vai te pedir uma senha, essa será a senha de login no seu Nano Server. O processo, nos meus labs, levou alguns minutos. Isso vai variar de acordo com o seu equipamento. No final, você terá uma imagem com tamanho médio de 500MB.
Depois de gerada basta criar uma maquina virtual e apontar esse disco. Seu server inicializará em pouquíssimos segundos. Aqui com SSD leva 2~3 seg.
Pronto, imagem pronta, Nano Server instalado!!! \,,/
E agora, o que eu faço?! Gerencie-o…conecte-se a ele remotamente e teste cmdlets! Vou ter dar uma força e mostrar como faz essa primeira conexão.
Verifique o IP que seu server ganhou acessando-o pela console do Hyper-V. De posse do IP, volte ao PowerShell. O primeiro passo é iniciar o serviço de WinRM em seu PC, para isso, execute o comando:
Start-Service WinRM
Depois disso será necessário configurar o Nano Server como sendo confiável, adicionando-o a sua lista de TrustedHosts.
Set-Item WSMan:\localhost\Client\TrustedHosts “
Agora já pode iniciar a sessão remota.
Enter-PSSession -VMName “nanoserver” -Credential “
That’s it! Assim finalizamos esse breve artigo sobre criação da imagem e conexão para gerenciamento do Nano Server! Lembre-se que via ImageBuilder a ideia é a mesma, só muda que tem uma telinha. A nível de conexão para o gerenciamento tudo ficará da mesma forma, ok?
E ai, curtiu?! Aproveite e assine o site, assim você ficará por dentro de todas as novidades que eu posto.
Grande abraço \,,/
Faça o primeiro comentário a "Nano Server–Instalação"