Guia de Estudos AZ-300/303
Faaala galera, 100%?!
Dia 17/08 fui aprovado no exame AZ-300: Microsoft Azure Architect Technologies. Nesse artigo quero compartilhar com você qual foi minha estratégia de estudo e quais materiais utilizei pra a preparação.
O início
Assim como no último guia de estudos que fiz, para a prova AZ-103, vou repetir. O primeiro passo para ter sucesso em qualquer coisa, da mais simples a mais complexa, é começar pelo começo. Pode parecer óbvio mas MUITA gente tenta começar o estudo de uma nova tecnologia ou o desenvolvimento de alguma habilidade do meio. No caso de uma prova de certificação, os primeiros passos são:
- Por que quero fazer essa prova?
- Já tenho experiência de campo o suficiente para me tornar certificado?
- O que a prova vai me cobrar?
O lance de começar pelo meio é “tirar do bolso” a ideia de fazer uma prova e começar a estudar sem nenhum planejamento! Se não sabe o que será cobrado, como se começa a estudar?! Se não tem bagagem em cloud como ir para prova a nível de arquitetura?!
No caso do exame AZ-300 ou AZ-303 (nova versão), por ser um exame mais avançado, eu indico começar pelas provas inicias AZ-900 e/ou AZ-104, assim terá uma base dos conceitos que são cobrados de forma mais profunda.
A preparação – Material utilizado
Por já estar com certo “gás” por conta das provas anteriores não senti necessidade em realizar um curso específico para a prova. Foquei nas documentações oficiais e no path da Pluralsight.
Basicamente o que eu fiz foi:
-
Path AZ-300/303 Plurasight
Como VMware vExpert tenho acesso ao Pluralsight, que é uma plataforma de treinamentos voltados a TI. Aproveitei e busquei alguma vídeo aula sobre. Para minha surpresa os caras tem um “path” específico para a AZ-300/303 (https://app.pluralsight.com/paths/certificate/microsoft-azure-architect-technologies-az-300). Um Path é um conjunto de cursos que, juntos, abordam todos os tópicos da prova.
É importante dizer aqui que alguns cursos estavam com versão do Azure “desatualizada” mas não perdeu em qualidade. Detalhe, tudo em inglês!! Se você não sabe inglês, já passou da hora de aprender e eu posso te ajudar com isso =D.
-
Docs Microsoft
Por incrível que pareça, dessa vez, não utilize nenhum livro base. Pesquisei um pouco e vi que o Exam-Ref continuava muito superficial, sim, isso também rola na AZ-300, infelizmente, então preferi utilizar a própria documentação da Microsoft para validar a parte teórica. Do último guia para esse senti uma melhoria exponencial em toda a documentação oficial da Microsoft. Hoje, mesmo com um esforço maior, é bem tranquilo se parar para qualquer prova de Azure utilizando apenas o Docs Microsoft.
Rotina de Estudos
Aqui eu repeti a mesma estratégia que utilize nas provas anteriores (MS-900, AZ-900, AZ-103/104). Um único ponto que enfatizei para esse exame foram as partes práticas de Lab. O fato de ser um exame que pede um pouco mais de conhecimento achei importante abusar, de certa forma, dos labs.
Quando você quer aprender uma nova habilidade a ÚNICA forma de conseguir isso é exercitando e tendo contato o máximo possível. E foi isso que fiz, TODO SANTO DIA, estudar pelo menos 1h. Particularmente tenho maior foco pela manhã e a noite, então, separa de 1 a 2h dia nesses dois períodos para ler e/ou assistir uma vídeo aula.
Eu tenho uma forma própria de aprender, eu não consigo simplesmente clicar nos botões e ver o que acontece, preciso ter a base teórica, saber o que acontece depois do clique, por “debaixo dos panos”, então, eu buscava um assunto, lia a documentação, assistia as vídeos aulas e depois aplicava no Azure. Além disso eu preciso escrever, então tenho sempre caneta e papel para as minhas anotações.
“Nathan, quero muito fazer essa prova, vou estudar 5 horas por dia”. Hey, take it easy, volume é diferente de qualidade. E cá entre nós, quem consegue se concentrar por mais de 30min é privilegiado. A dica que deixo é vá aos poucos e com qualidade, no final, uma coisa linka com a outra e tudo vai fluindo.
Outra técnica que uso é baseada na Técnica de Feyman. Você deve ter notado a quantidade de artigos sobre Azure que postei no mês de outubro, né? Esse foi o mês mais intenso em relação a consumo de teoria de Azure. A técnica de Feyman diz que, você sabe sobre um assunto quando consegue explicar para alguém como tal coisa funciona. Os artigos são minha forma de passar o que eu aprendi sobre determinado assunto de uma maneira mais simples. Uso isso desde sempre, até mesmo nas aulas que lecionada na faculdade, e funciona SUPER bem!
O exame – Impressões Gerais
De forma geral o escopo desse exame é “estranho”. Ele vai de networking até Service Bus, passando por CosmoDB, SQL e WebJobs. Por conta disso, achei o exame com nível de dificuldade alto.
No geral tive cerca de 50 questões e mais de 2 estudos de caso que foram bem simples, sendo bem sincero.
Pontos mais cobrados em meu exame:
- Networking
- VPN Gateway
- Peerings
- Azure AD
- RBAC
- Conditional Access
- Kubernet
- CosmoDB
- Storage Account
Claro que tiverem mais alguns detalhes mas basicamente os assunto abordados foram esses. Tive apenas 2, 3 questões cobrando PowerShell.
A parte do estudo de caso foi super simples com questões diretas e relativamente sem grau de dificuldade.
Dicas Gerais
- Se de fato quer passar no exame tenha em mente que não será fácil, a não ser que você já tenha um baita conhecimento em Azure e queria apenas valida-lo com o exame.
- NÃO EXISTE RECEITA MÁGICA, não existe técnica secreta dos jedis, não existe conhecimento oculto, o tal “abrir a caixa preta”. Tudo isso é balela, a única coisa que existe é disciplina, foco e muito estudo.
- O livro Exam-Ref é super supercial, se decidir adquiri-lo, utilize como base e não como material principal.
- Abuse dos labs. Algumas questões pedem detalhes de configurações que só pondo a mão na massa para entender.
- Desconfie de treinamentos que prometam te tornar um Expert ou te entregar anos de conteúdo em poucos dias, isso simplesmente não existe!
Conclusão
Consegui atingir minha meta de ser aprovado no exame e falta um pouco para fechar a meta anual (2020)!
“Então agora, Nathan, você é um Expert em Azure?!”. Eu não to estou nem próximo disso. A certificação não foi feita para criar Experts, a certf é apenas uma validação do seu esforço em relação aos estudos.
O próximo passo agora é aAZ-500 e MS-100. Compartilharei minha jornada nesse exames também!
Espero que tenha curtido! Um grande abraço \,,/
Nathan, gostaria de tirar uma dúvida, está um pouco confuso para mim, para tirar a certificação AZ 303 ou AZ 304 é necessário ja ter tirado a AZ 900?
Olá Pedro! Nâo existe obrigatoriedade mas é recomendado. A Az-900 é a base de assuntos mais avançados