Aplicações durante o processo de instalação, além de copiar os arquivos do software, registrar dlls, configurar e parametrizar dependências, em alguns casos, fazem a instalação de Serviços no Windows. Esses serviços são bem conhecidos pelos administradores de servidores pois proporcionam uma aplicação rodam em background, sem a necessidade de manter a GUI (tela) aberta.
Um exemplo bem simples de um serviço do Windows é o Spooler. Responsável pelo gerenciamento de impressões o Spooler não precisa ter uma tela aberta para que as impressões funcionam, ele simplesmente mantem um serviço rodando em plano de fundo e ok ok! Tudo funciona.
Como já havia comentado antes algumas aplicações também criam serviços no Windows e aqui que muitos criam um problema. Um serviço, assim como um software depende de um usuário para aciona-lo. Em grande parte os serviços voltados ao S.O (sistema operacional) utilizam uma conta de sistema, aplicações diversas em alguns casos, precisam de usuários específicos para iniciar determinado serviços e dai, muitas vezes por comodidade, utilizamos o usuário administrador (ou administrator) para inicialização, e pronto, temos um problema!
“Mas cara, qual o pepino?”…well, well, imagine que por algum motivo você tenha configurado o serviço do SQL para utilizar a conta de administrator. Por algum outro motivo você precisou reiniciar a senha do administrator.
Well done…banco de dados parado! ERP parado! Empresa parada! PREJUÍZO! Isso tudo por conta de um mero serviço!
Além do detalhe acima, temos a questão de segurança envolvida…você já deve imaginar, right?!
Show! E como resolver isso? Devo criar contas de usuário para serem utilizadas nos serviços?! NÃO! O Windows Server algo específico para isso, chamadas de “Service Account” ou “Group Service Account”, e você pode entender como funcionam e como implantar lendo esses post aqui, e esse outro aqui.
Certo, agora que você já leu os posts e quer fazer da forma correta, qual o próximo passo?! Eu diria que o primeiro deles é criar as contas de serviço e logo depois DESCOBRIR quais serviços estão utilizando o usuário administrator em sua inicialização! Esse segundo passo vou te mostrar como fazer agora! Let’s rock!
Há, só um pequeno adendo, a ideia desse artigo surgiu logo depois que o amigo Gilliat Messina pediu um apoio no grupo de Windows Server que eu modero.
O processo é bem simples, basta utilizar o script em PowerShell abaixo:
#Habilitar Administração remota
netsh firewall set service RemoteAdmin enable
Esse primeiro comando ai é para permitir, no firewall, conexão remota. Você também pode fazer isso via GPO, o que seria bem mais tranquilo
#Envia comando
Get-WmiObject Win32_Service -filter ‘STARTNAME LIKE “%Administrator%”‘ –ComputerName SeuServidor
Esse comando buscará todos os serviços no Servidor que você informou no parâmetro “-ComputerName”, que tenham o usuário administrator responsável pela inicialização do serviço.
Assim que pressionar Enter uma lista será exibida, dai basta documentar e iniciar as correções.
E ai, curtiu?! Espero que tenha sido útil…aproveita e se inscreve no site pra não perder os próximos artigo!
Grande abraço
Olá Nathan, como sempre seus conteudos são muito bacanas. Estou com uma demanda que me trouxe até aqui no que se refere a gerar limitação de Administrador para um ambiente onde tenho Desenvolvedores. Creio que isso implicará na utilização do Visual Studio entre outros Apps, mas necessito remover o privilégio de Administrador dos usuários.
Teria algum artigo que com algo do tipo?
Valeu!