Restore e Importação de GPO

Fala galera, 100%?!

Suas GPOs foram excluídas, mas você está tranquilo por conta do backup que realizou seguindo essas dicas aqui, certo?!

Esse artigo de hoje tratará sobre o processo de Restauração e/ou Importação das GPOs, tão importante quanto as copias de segurança, right?!

Sem muitas delongas, vamos ao que interessa!

Viu que o título do artigo é cita “Restauração” e/ou “Importação”, certo? Pois então, temos essas duas opções, que, aparentemente fazem “a mesma coisa” (restauram um backup), mas tem certa diferença.

Quando estamos falamos em Restaurar uma GPO, fazemos referencia a voltar um backup para o mesmo domínio que o ele foi realizado. Exemplo: Realizei o backup da GPO “XPTO” do domínio “npinotti.local”. Por algum motivo alguém excluiu essa política. Se eu quiser voltar o backup para o mesmo domínio utilizarei a opção “Restore”, se eu quiser restaurar as configurações da GPO em outro domínio utilizarei a opção de “Import”.

E por que essa diferença, brow?! O lance aqui é lembrar que quando faço um backup de GPO a GUID vai junto…e no processo de restauração essa GUID é mantida, na importação apenas as configurações da GPO são levadas, OK OK?

Vamos a prática! Let’s rock…

Restore / Restauração:

Acesse seu GPMC, no container “Group Policy Object” clique com o botão direito e selecione: “Managed Backups”.


Será exibida uma tela com o campo “Backup Location”. Clique em Browse e selecione o local onde os backups foram salvos. No meu caso, “Desktop”.


Feito isso, basta clicar em “Restore” e ser feliz! Caso queria conferir as configurações existentes na GPO, clique em “View Settings”.

Import / Importação

Nesse processo muda pouca coisa. Como a importação apenas “suga” as configurações, precisaremos criar uma nova GPO para depois popula-lá com a importação. Abra o GPMC e crie uma GPO com o nome que preferir. Feito isso, clique com o botão direito na recém criada GPO e selecione “Import”.

A tela que será exibida lhe informará que a importação excluirá toda e qualquer configuração pré-existente. Caso queria pode realizar um backup antes. Clique em Next


Informe o local onde os arquivos de backup se encontram. Clique em Next

Valide se realmente essa é a GPO que pretende importar clicando em “View Settings”. Caso esteja certo disso, clique em Next.


Antes de finalizar a importação será realizado um “Scan” para garantir que os arquivos estejam íntegros. Tendo sucesso, siga com para a próxima tela e finalize o processo de importação!


Pronto! GPO importada!

That’s it!!! Aqui completamos nossa pequena serie sobre backup e restore de GPO.

Aproveita e já cadastra no site! Abração \,,/

Faça o primeiro comentário a "Restore e Importação de GPO"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.