Faaala galera, 100%?! Esse será um artigo rápido, só pra passar uma dica sobre uma tarefa trivial que realizamos diariamente, mas que precisa de uma nova abordagem quando utilizamos o Nano Server
Você provavelmente já sabe o que é o Nano Server, por que já leu esse artigo aqui, e também já sabe instalar por que leu esse outro aqui, certo?!
Então vamos continuar nessa onda ai…você provavelmente já verificou que grande parte do gerenciamento do Nano Server é realizado via linha de comando, por uma PS-Session (Sessão remota do PowerShell).
Logo, a tarefa simples de copiar e colar um arquivo, o famoso “ctrl C + ctrl V”, torna-se não tão simples. Assim como os demais procedimentos, a copia de um arquivo de sua maquina para o Nano Server deverá ser realizado via PowerShell, fazendo uso do cmdlet “Copy-Item” acrescido do parâmetro “-ToSession”.
Vamos a prática (dessa vez sem imagem, hardcore \,,/).
Apenas um detalhe, se tentar utilizar o parâmetro –ToSession e este não for reconhecido, você precisa atualizar o Windows Management Framework 5.0, faça o download aqui.
Antes de mais nada, vamos facilitar nossa vida e criar variáveis para definir alguns detalhes. Aqui, por ser algo pequeno, parece não fazer sentido, mas no gerenciamento as poupam um tempo legal.
#Gravando credenciais do Nano
$cred = Get-Credential
#Nova Sessão PS. Altere a o nome do computador
$Nano = New-PSSession -ComputerName “npinottinano” –Credential $cred
Agora que já temos nossas variáveis, só por garantia, vamos iniciar o serviço WinRm e definir o Nano Server como host confiável.
#Start WinRM Service
Start-Service WinRM
#Definir o Nano Server como host Confiável. Altere o IP
Set-Item WSMan:\localhost\Client\TrustedHosts “192.168.25.250”
Pronto, para teste, crie um arquivo qualquer no C: de sua maquina. Vamos copiar esse arquivo para o C:\do Nano Server. (Suponha que o arquivo criado seja: teste.txt)
#Copiar arquivo para Nano
Copy-Item -ToSession $Nano -Path C:\Teste.txt -Destination C:\
Feito!! Com esse comando você já consegue copiar o que bem entender da sua maquina local para o Nano Server, sem muito esforço.
Vale lembrar que os comandos aqui demonstrados são úteis para qualquer ambiente que queria se gerenciar de forma remota, via PowerShell.
Espero que tenha ajudado! Abraço \,,/
Faça o primeiro comentário a "Copiando arquivos para o Nano Server"